quinta-feira, 25 de março de 2010

Começa sábado o Surf na Pororoca




O município de São Domingos do Capim, há 130 km de Belém, está pronto para sediar, no período de 27 de março a 1º de abril, o 12º Campeonato de Surf na Pororoca, que reunirá surfistas de todo o Brasil. Este ano, o surf na pororoca terá um novo formato, com a inserção da modalidade Bodyboard, que terá a participação das melhores profissionais do ranking mundial. Essa modalidade diferente do surf é praticada com uma prancha menor e utilização de pé de pato especial, com as atletas surfando deitadas nas pranchas.
A competição é promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Prefeitura de São Domingos do Capim e Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Asbrapo).
Este ano, a competição de bodyboard contará com as presenças da pentacampeã mundial, Neymara Carvalho; da vice campeã mundial e campeã latinoamericana, Jéssica Becker; da única campeã amadora do Brasil, Naara Caroline, e da campeã paraense de bodyboard, Alexandra Ereiro, a "Xandinha", vencedora do campeonato Kpaloa Musas do Bodyboard. Também estão confirmadas as participações dos paraenses Janilson Mesquita, campeão brasileiro de surf na pororoca em 2009, e de Rogério Barros, classificado na seletiva de Pororoca em 2010 VLCS Padang de Surf.
Programação cultural - Além do surf, outras atividades esportivas, educacionais e culturais serão ralizadas paralelamente ao campeonato, como a apresentação de danças folclóricas da região, shows com bandas regionais e nacionais, oficinas de futebol, vôlei de praia e skate, e oficinas de artesanato, teatro e outras manifestações culturais. No dia 27 (sábado), o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, fará a abertura oficial, junto com autoridades municipais.
A palavra Pororoca é originária do Tupi-guarani e significa "grande estrondo destruidor", e refere-se ao fenômeno que ocorre com mais intensidade nos meses de março a maio e de agosto a setembro. Em geral, a onda se forma a 20 milhas do oceano, com velocidade entre 30 e 50 km/h e força suficiente para destruir margens e derrubar árvores.
Em São Domingos do Capim a Pororoca começou a se tornar atração esportiva com a chegada de surfistas aventureiros em 1999. Eles desafiaram a pororoca e se surpreenderam com a força e duração da onda.
Incentivo - Em 2001 foram iniciados os preparativos para o 1º Festival da Pororoca de São Domingos do Capim. Desde essa época, o campeonato só tem atraído uma quantidade maior de adeptos a cada ano, valorizando a cultura local, desenvolvendo o empreendedorismo turístico e incentivando medidas socioambientais.
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), parceira da Seel na realização do evento, levará ao município mil leques e mil fitinhas da campanha de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, uma ação do Programa de Turismo Sustentável e Infância (TSI), além de material promocional e cartilhas de divulgação do potencial turístico do Estado.
A Seel também repassa à prefeitura local, por meio de convênio, o valor de R$ 10 mil, e material esportivo, colchonetes e água mineral, além de colocar à disposição do evento 13 servidores.
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) também firmou convênio, no valor de R$ 15 mil, enquanto a Secretaria de Comunicação (Secom) apoia a competição com mídia institucional e cobertura jornalística. O Detran já está na cidade, atuando com 23 funcionários, e o sistema de segurança mobilizará 35 bombeiros, 75 policiais militares (incluindo Polícia Rodoviária e Fluvial) e quatro policiais civis, além de sete integrantes da Capitania dos Portos.

Local: Município de São Domingos do Capim
Endereço: Br316, Pa127 (entrada posto Fiscal)

*Texto na Integra: Assessoria de Comunicação SEEL/Pa.
*Imagem: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário